Pages Menu
Categories Menu
Registro de Museus

Registro de Museus

 

O Registro de Museus – RM visa criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

Trata-se de um instrumento da Política Nacional de Museus que estimula a formalização das instituições museais, a partir do acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção.

Sua implementação se dará mediante processo federativo integrado, por meio de metodologia unificada de coleta de dados e de interface com sistemas nacionais e internacionais de investigação do campo cultural como o Sistema Nacional de Informações e Identificadores Culturais – SNIIC/MinC, o Registro dos Museus Ibero-Americanos, Contas da Cultura (IBGE/MinC).

O RM constitui-se em obrigação para todos os museus brasileiros, conforme estabelecido pelo Estatuto de Museus e seu Decreto de regulamentação.

Uma vez registrados, os museus poderão aderir de forma simplificada ao Sistema Brasileiro de Museus – SBM.

18 Comentários

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber como faço para cadastrar o Museu Histórico de Rio Vermelho? Ja estamos cadastrados no site do IBRAM.
    Desde já, muito grato!

    • Olá, Rodrigo!

      Em atenção à sua dúvida, esclarecemos que a plataforma Museusbr e o Registro de Museus são atividades distintas, em que Museusbr é a plataforma pela qual as informações tanto do Cadastro Nacional de Museus quanto do Registro são divulgadas.

      Dessa forma, você pode verificar as informações já constantes em nossa base sobre o Museu Histórico de Rio Vermelho clicando aqui: http://museus.cultura.gov.br/espaco/9711/. Lá também será possível encontrar um botão vermelho no topo esquerdo – “REGISTRE AQUI O SEU MUSEU” – com as informações de como iniciar o processo de Registro. Para saber mais sobre Museusbr, visite: http://renim.museus.gov.br/museusbr/.

      Aproveitamos o ensejo para esclarecer que o Registro de Museus constitui-se em obrigação para todos os museus brasileiros, conforme estabelecido pelo Estatuto de Museus e seu Decreto de Regulamentação. Portanto, continue acompanhando nosso blogue para saber quais as próximas atividades.

      Mais uma vez agradecemos o interesse e a colaboração com o desenvolvimento do campo museal brasileiro, e desde já nos colocamos à disposição.

  2. Somos um Museu de Historia do Brasil, situado na cidade de Caxambu-MG – br 354 km 710

    • Prezados,

      Será um prazer auxiliá-los no que for preciso. Dessa forma, solicitamos que entre em contato conosco por meio do telefone (61) 3521-4334 ou pelo e-mail cnm@museus.gov.br.

      Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

  3. Gostaríamos de saber se é possível registrar no sistema de Museus, um Museu Privado e Virtual, como o nosso. Na verdade começamos com um colecionismo específico sobre a história da maçonaria mas diante de um farto acervo, informações, possíveis
    futuras exposições, e grande material para pesquisas acadêmicas, resolvemos transformar em um museu privado.

    Sendo assim, gostaríamos de pedir a ajuda dos Senhores para qual a melhor forma proceder neste caso.

    Com nossos melhores votos,

    Ricardo V. Barradas
    curador

    MUSEU MAÇÔNICO PELICANO
    Coleção Maçônica Pelicano

    http://www.museumpelicano.org

    http://museumpelicano.blogspot.com.br/

    • Olá, Ricardo!

      Será um prazer auxiliá-lo no que for preciso. Dessa forma, solicitamos que entre em contato conosco por meio do telefone (61) 3521-4334 ou pelo e-mail cnm@museus.gov.br.

      Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

  4. Trabalho no Memorial do SERPRO e gostaria de saber se realmente será necessário fazer o cadastro, afinal não é um museu é um Memorial da Empresa, com a finalidade de mostrar a evolução tecnológica da empresa e paralelamente evidenciar os avanços da informática.

    • Olá, Valéria! O ideal é que você faça o cadastro. Somente com o Memorial constando na plataforma Museusbr será possível preencher o Formulário de Visitação Anual (saiba mais sobre o FVA aqui). A equipe do Cadastro Nacional de Museus (CNM) fará o enquadramento das informações da instituição no sentido de verificar se é realmente Museu.
      Continuamos à disposição para outras informações: cnm@museus.gov.br | (61) 3521-4410.

  5. Tenho duvidas de como acessar, passo a passo, ao site do Ibram para criar login/senha de acesso para atualização de dados referente ao museu da cidade no qual gerencio.

  6. Sou servidora do Memorial do Judiciário do RS. Há um problema de digitação no e-mail de nossa instituição (Código: 8.11.13.9232), Nº SNIIC: SP-8466. Está grafado como memorial@tjrf.jus.br e o correto seria memorial@tjrs.jus.br. Como podemos solicitar a alteração?

    • Prezada Sabrina,
      Já realizamos a alteração. Qualquer alteração pode ser feita pelo proprio museu. As orientações para o museu se apropriar das informações estão no seguinte link:
      http://renim.museus.gov.br/museusbr/manuais/
      Qualquer dúvida ou dificuldade podemos realizar o passo a passo através do telefone: (61) 3521-4329

  7. O que deve constar do livro de acesso a um museu e como controlar os recursos financeiros?

    • Preazado,
      Este blog é exclusivo para orientações sobre cadastro, registro e Formulário de visitação anual. Demais dúvidas devem ser encaminhadas através da ouvidoria do Ibram: https://www.museus.gov.br/fale-conosco/
      Esperamos ter ajudado.

  8. Bom dia!
    Gostaríamos de saber quais os procedimentos para descadastrar um museu que se encontrava em fase de implantação.

    • Prezado Sr. Bertrand Martins. Envie sua solicitação para cnm@museus.gov.br para que possamos enviar os formulários de descadastramento e orientá-lo nesse sentido.

  9. Boa tarde, gostaria de saber como deve ser feito cadastro dos museus indígenas. Como devemos proceder

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *